top of page

1• Dia de Maio: o dia trabalhador

  • Foto do escritor: Clarissa Felipe Cid
    Clarissa Felipe Cid
  • 1 de mai. de 2017
  • 1 min de leitura

O 1º de maio é data importante para relação de trabalho, AFINAL é o DIA do TRABALHADOR! 

O que é essa data e como ela surgiu, talvez, as questões importantes sobre essa data. Ademais, buscar a origem dessa data é necessária para refletir o momento atual no Brasil, pois o país vive dúvidas injustas ao direito do trabalho. 

Michelle Perrot, historiadora e feminista, escreve sobre a data. A editora Paz e Terra faz uma coletânea de seus artigos, " Os Excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros", entre eles, a importância do 1º de maio. 

Veja alguns apontamentos na p. 137: " De fato, a ideia de uma manifestação operária internacional está presente desde 1883-1884, principalmente nos meios libertários. Aos anarquistas franceses deve-se a ideia de greve geral e a prática da ' intimação', por ocasião da grande manifestação de sem trabalho, de março de 1883 em Paris. Aos anarquistas  americanos cabe a escolha do Primeiro de Maio e das oito horas. E sobretudo uma experiência de luta cruenta que, de certa forma, sacralizava a data. "

" os militantes americanos reencontravam um velho costume francês, que Varagnac mostrou que forma o pano de fundo dos "maios" camponeses. A renovação da casa se faz em maior, é a época dos arrendamentos, trocam-se os criados, ao mesmo tempo que muda  a vegatação." 

Comments


Recent Posts

Archive

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Clarissa Felipe Cid advogada OAB/RS 79.578 

Av. Cristóvão Colombo nº 2144/sala 301

CEP 90560-002

Bairro Floresta Porto Alegre- RS

Celular/whatss: (51) 998195716

bottom of page